CT/ES-009 – Serra de São Luís

Depois de ter experimentado 2m na Europa Central com algum sucesso, desafiei-me a mim mesmo a activar uma referência em CT usando apenas o HT em 2m FM. Podia ter sido mais fácil…

Já tínhamos subido a esta referência no dia 31 de Dezembro do ano passado, como caminhada de fim de ano, e sabíamos que não era muito difícil. Na altura apanhámos uma bela molha no regresso ao carro, mas isso apenas acrescentou à caminhada, sendo um passeio bonito pela serra de São Luís até chegar lá acima ao posto de vigia.

Repetimos o percurso da última vez, deixando o carro na N10 perto da Capela de São Luís da Serra, e seguindo o caminho de terra. No posto de vígia ficámos um bocadinho na conversa com o vigilante e contámos-lhe ao que íamos, ao que ele sugeriu uma mesa de piquenique que ficava um pouco mais à frente, e que seria uma boa base para trabalhar. Fomos até lá, e depois de confirmar que estávamos dentro da zona de activação montámos o estaminé, que desta vez foi bastante mais simples e descomplicado, fruto de uma conversa esclarecedora com o Pedro CT1DBS uns dias antes.

A CR7ARW começou no HF, eu fui para uns metros de distância com o HT e comecei a chamar. Não vale a pena referir que havendo alguma propragação a voz de uma YL trás sempre alguns contactos, e a manhã correu-lhe bem em 20m SSB. Já eu comecei não muito mal, com uma resposta ao fim de algum tempo do Fernando CT2FYQ que desde Évora me disse que chegava um pouco mal, mas inteligível. Dei dois passos ao lado e já com um bocadinho menos de serra na frente cheguei melhor a Évora, um pouco mais de 80km desde o sítio onde estava.

Uns 10 minutos mais tarde conseguia contacto com o Ricardo CS7AKZ, perto da Arruda dos Vinhos, e também ficámos um bocadinho na conversa. A partir deste momento a coisa complicou-se, chamei durante bastante tempo, e só ao fim de meia hora e após mais um spot fiz contacto com o José Luís CT1GZB para um contacto rápido mas mais uma vez bastante agradável. Creio que mais tarde ele fez QSO com a CR7ARW em HF.

Depois destes três contactos ainda faltava um para pontuar, e acabei por falar com o amigo Viegas CT2IXQ primeiro em FM e depois em C4FM, desde Lisboa, com reports muito bons e excelente audio em digital.

Activada a referência ainda tive empo para um contacto em SSB com OT6V/P que estava a activar uma referência WWFF.

Contentes com a manhã de rádio guardámos tudo, descemos a serra e fomos procurar choco frito!